A yoga pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas que estão em risco pata desenvolvimento de hipertensão. Pacientes com pré-hipertensão (pressão arterial ligeiramente elevada) são mais propensos a desenvolver hipertensão a não que melhorem seus estilos de vida. Tanto a pré-hipertensão como a hipertensão aumentam o risco de infarto, derrame e insuficiência cardíaca. O estudo recente incluiu 60 pessoas que tinham pré-hipertensão, mas fora isso eram saudáveis. Os participantes foram aleatoriamente divididos em um grupo de prática de hatha yoga enquanto também fazia mudanças convencionais no estilo de vida ou, em um grupo apenas com as mudanças no estilo de vida (grupo controle).

As mudanças no estilo de vida incluíram o exercício aeróbio moderado, uma dieta mais saudável e parar de fumar. O grupo de yoga tinha em média 56 anos, e receberam instrução de yoga por 1 mês e depois fizeram a atividade em casa. Isso incluía alongamento, controle de respiração e meditação 1h/dia. A média de idade do grupo controle era de 52 anos. Após 3 meses, aqueles no grupo de yoga tiveram reduções significativas da pressão arterial, enquanto os do grupo controle não. O estudo mostrou que pessoas no grupo controle tiveram reduções na pressão diastólica de 24h e na pressão diastólica à noite em 4,5 mm Hg e, redução da pressão arterial média de 24h em 4,9 mmHg.

Apesar da redução na pressão arterial ter sido modesta, pode ser clinicamente significativa por que mesmo uma redução de 2mm Hg na pressão arterial diastólica tem o potencial de diminuir o risco de doença cardíaca em 6% e o risco de derrame e mini derrame em 15%.

http://www.webmd com/hypertension-high-blood-pressure/news/20161208/yoga-called-go od-medicine-for-high-blood-pressure?ecd=wnl_day_120916&ctr=wnl-da y-120916_nsl-hdln_2&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8 E%3d