Para perder peso, você precisa consumir menos calorias do que queima. No entanto, reduzir a quantidade de alimento que você come pode ser difícil em longo prazo. Use menos molho; adicionar ketchup ou maionese ao alimento pode adicionar calorias extras. Bebidas ricas em açúcar como sucos industrializados e refrigerantes devem ser evitados. Essas bebidas estão associadas com a obesidade e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. O consumo de chá e café é saudável e de baixa caloria, mas adicionar apenas uma colher de chá de açúcar neles aumenta o consumo em 16kcal. Isso pode parecer pouco, mas se consumir várias xícaras por dia esse teor calórico irá se acumular.

Cozinhar a sua própria refeição te dá maior controle sobre o número de calorias que estará ingerindo. Para não comer beliscos não saudáveis, mantenha-os fora de casa. Escolher um prato pequeno é um truque simples para manter as porções em dia e evitar o consumo calórico extra. Encher o prato com vegetais é uma forma excelente de aumentar o consumo destes e cortar o consumo de alimentos calóricos. Consumir água antes da refeição pode ajudar a ficar mais saciado, diminuindo assim a ingestão calórica. Mastigar lentamente a refeição irá ajudar a saciar mais rapidamente. O ambiente tem um papel crucial em quanto as pessoas comem no dia. Estudos mostram que se você estiver distraído enquanto come, será mais propenso a comer mais, mesmo nas refeições mais tardias.

Para evitar comer demais, peça para o garçom embrulhar o restante da refeição que sobrou e leve para casa. Tente incluir um alimento rico em proteína na maioria das refeições. Para cortas as calorias extras adicionadas ao alimento, evite frituras e prefira os grelhados, assados, cozidos ou no vapor. Sempre que possível escolha frutas in natura no lugar do suco, pois contêm mais fibras e nutrientes e menos calorias. Se você gosta de pizza, peça uma com uma massa fina e com recheios menos calóricos, como os vegetais.

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