ietas vegetarianas excluem carne, frango, peixes e frutos do mar. Certos tipos de vegetarianos também excluem ovos, laticínios e outros alimentos de origem animal. Aqueles que não comem carne ou frango, mas consomem peixe são considerados "pescaterianos", enquanto vegetarianos meio período são normalmente considerados "flexitarianos". Vegetarianos e veganos diferem em suas crenças em se tratando do uso de animais por humanos. Isso explica porque alguns vegetarianos podem consumir produtos de origem animal, enquanto veganos não consomem.

Uma dieta vegana não exclui somente carne animal, mas também laticínios, ovos e quaisquer ingredientes de origem animal. Isso inclui gelatina, mel, carmim, luteína, pepsina, goma-laca, albumina, whey, caseína e algumas formas de vitamina D3. Em termos de éticas, vegetarianos são contra matar animais para comer, mas consideram isso aceitável em consumir produtos de origem animal como leite e ovos, contanto que os animais sejam mantidos em condições adequadas. Vegetarianos e veganos normalmente consomem quantidades similares da maioria dos nutrientes. No entanto, dietas mal planejadas podem resultar em baixos consumos de vários nutrientes.

Uma dieta vegana pode ser melhor do que uma dieta vegetariana para o controle do peso e redução no risco de certas doenças, no entanto, se não mal planejada, uma dieta vegana é também mais propensa a causar deficiências nutricionais. Para muitos, o veganismo é muito mais do que somente a dieta. Isso explica porque muitos veganos se recusam a gastar dinheiro em roupas, produtos de beleza ou lazer que envolva a exploração de animais.

https://authoritynutrition.com/vegan-vs-vegetarian/