Seguro Empresarial Clássico. Clique para saber mais. Você e sua família com saúde e bem-estar Saudável para sua empresa. Salutar para seus funcionários. Mais do que um plano de saúde. Seu Seguro saúde e bem-estar
ÁREA DO CLIENTE
ÁREA DO CORRETOR
ÁREA DO CREDENCIADO

Dicas do Dr. Salutar

O Valor das Frutas: Coco

Nome Científico: Cocos nucífera
Nome Família: Palmáceas

Do coco, tudo se aproveita. A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura da noz, fazem-se objetos caseiros. As partes comestíveis do fruto são a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação. À medida que a polpa amadurece, aumenta seu teor de gorduras. Também contém sais minerais, como potássio, fósforo, sódio e cloro. Possui proteínas importantes para o funcionamento do organismo e fibras, que estimulam a atividade intestinal.

Curiosidade
Se quiser ralar o coco bem fininho, rale pela parte côncava (a parte arredondada).

No Timor, a água-de-coco é um líquido sagrado usado para abençoar os plantios de milho.

Para que o coco usado na decoração de bolos não escureça, polvilhe-o com açúcar antes de usar.

O coco seco solta muito mais fácil da casca se for aquecido no forno antes de ser quebrado.

A água-de-coco funciona como um excelente diurético. É só beber um copo por dia. Os resultados são surpreendentes: baixa a pressão arterial, elimina o inchaço dos pés e diminui o colesterol.

Dica
Para verificar se o coco maduro está em boas condições, basta bater com uma moeda em sua casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Se for oco, indicará que a fruta está estragada.

Propriedades Nutricionais
O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro. Sua polpa é rica em fibras e bastante calórica.

Propriedades Medicinais
A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em Potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular.

Valor Calórico
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias. 100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Como Comprar
Encontrado em feiras e supermercados, deve ser escolhido em função do seu peso e da quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda nas casca: se ele estiver fresco, o som é estridente; e se o som for oco, indica que a fruta está estragada.

Como Armazenar
Quando fechado, o coco fresco conserva-se por 2 meses, depois de aberto, deve ser usado no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado, com água, até 2 dias ou em saco plástico fechado. O seco, com ou sem água, permanece por muito tempo sem se alterar. A gordura de coco pode ser guardada dentro ou fora da geladeira.

Como Preparar
Da polpa se obtém um refresco usado em doces, sorvetes, preparações a base de peixe e frutos do mar (leite-de-coco). Para completar, oferece uma bebida única e impossível de ser copiada, a água-de-coco.

O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.

 

Copyright © 2009 - Salutar Saúde   •   Design e Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi
ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar